segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Espelho dos Mártires 02 [01/04]

A inquisição católica

Primeiramente comecemos pela ordenação por períodos que a História ortodoxa sugere em ambientes acadêmicos. A Idade Média é o período que vai do século V ao XV. A Inquisição Católico Romana, segundo autores, teria sido oficialmente instituída em 1233 pelo Papa Gregório IX.

A Inquisição papal, segundo historiadores, teve seu início em razão da preocupação que tinham os Papas em lidar com questões heréticas. Há relatos de que em 1209 o Papa Inocêncio III teria ordenado uma Cruzada ao sul da França com o objetivo de combater os Albigenses (referente á cidade francesa de Albi) ou Cátaros, partidários de um grupo religioso austero que estaria propagando o herético Maniqueísmo persa. Inocêncio terminou vitorioso e os Albigenses esmagados.

Retornando a Gregório IX, este Papa formou grupos de Freis dominicanos e os enviou também à França a fim de combater heresias.


Os inquisidores católicos, desde o início da Inquisição, se apresentavam como inquiridores da situação local de uma comunidade e também como autoridades que podiam perdoar ou condenar os acusados de trazer heresias para dentro dos domínios da Roma papal (que na Idade Média incluía vastas regiões do continente europeu).

A Inquisição papal era semelhante em muitos aspectos a um tribunal perante o qual comparecem os acusados de terem praticado algum crime ou delito. O problema é que as investigações conduzidas pelas autoridades do clero romano eram cercadas de segredos e de mistérios, a ponto de um acusado não poder ter sequer seu nome revelado a algum defensor.

Se o acusado admitisse a culpa ser-lhe-ia atribuída uma pena leve, que teria como objetivo "confirmar a sua fé". Caso não abjurasse de sua heresia era então conduzido a julgamento. A maioria dos julgamentos conduzia ao veredicto de culpa, sendo então o herege entregue às autoridades civis a fim de receber punição. A fogueira era a punição para os hereges que se recusavam a abjurar, e a instituição da pena da fogueira foi feita tendo por analogia com as fogueiras para as quais eram enviados os traidores do Império Romano.

Parte 01

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...