terça-feira, 29 de outubro de 2013

Espelho dos Mártires 02 [03/04]

Perseguições nos Dias Atuais

Para grande parte dos cidadãos do mundo ocidental, cristãos ou não, o tema "perseguição religiosa" pode soar estranho. Um dos motivos talvez seja o fato de que a maioria dos países do ocidente vive em plena liberdade e por isso, em geral, as pessoas estão acostumadas a ter seus direitos garantidos por lei. No entanto, a ideia de que a liberdade e o acesso a direitos fundamentais estão consolidados para a maior parte da população mundial neste século 21 tem se mostrado uma ilusão.

Tomar consciência da realidade de milhares de cristãos ao redor do mundo, perseguidos por causa da fé em Jesus Cristo, em um primeiro momento, pode ser desanimador. Porém, é fundamental lembrar que o próprio Cristo foi perseguido e sofreu a ponto de morrer na cruz. Ele nos diz que, se o seguirmos, seremos perseguidos também (João 15.18-21). Portanto, é nosso dever como Igreja, membros do mesmo Corpo, estarmos prontos e dispostos a ajudar os cristãos perseguidos.

Em 1Coríntios 12.26a, o apóstolo Paulo fala sobre os cristãos que enfrentam perseguição: "Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele".

Perseguição X Liberdade religiosa

A perseguição aos cristãos ocorre quando:

- lhes são negados os direitos à liberdade religiosa;
- a conversão ao cristianismo é proibida por conta de ameaças vindas do governo ou de grupos extremistas; 
- são forçados a deixar suas casas ou empregos temerosos da violência que pode lhes sobrevir; 
- são agredidos fisicamente ou mortos por causa de sua fé; 
- são presos, interrogados e, por diversas vezes, torturados por se recusarem a negar Jesus.

Parte 03

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...