sábado, 14 de dezembro de 2013

Provérbios 5:7


"Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos e não vos desvieis das palavras da minha boca."

Aqui temos palavras importantes de advertência de um pai aos seus filhos! Você consegue detectar o seu cuidado ansioso por eles? Você consegue discernir o receio de que eles possam negligenciar ou rejeitar o seu conselho? Qual era o grave perigo? Salomão, o pai amoroso alertou os seus filhos contra a fornicação, ou atividade sexual fora de um legítimo casamento cristão.
Provérbios 5:1-23:- “Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha razão inclina o teu ouvido; para que conserves os meus avisos, e os teus lábios guardem o conhecimento. Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios. Os seus pés descem à morte; os seus passos firmam-se no inferno. Ela não pondera a vereda da vida; as suas carreiras são variáveis, e não as conhece. Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos e não vos desvieis das palavras da minha boca. Afasta dela o teu caminho e não te aproximes da porta da sua casa; para que não dês a outros a tua honra, nem os teus anos a cruéis. Para que não se fartem os estranhos do teu poder, e todos os teus trabalhos entrem na casa do estrangeiro; e gemas no teu fim, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo, e digas: Como aborreci a correção! E desprezou o meu coração a repreensão! E não escutei a voz dos meus ensinadores, nem a meus mestres inclinei o meu ouvido! Quase que em todo o mal me achei no meio da congregação e do ajuntamento. Bebe a água da tua cisterna e das correntes do teu poço. Derramar-se iam por fora as tuas fontes, e pelas ruas, os ribeiros de águas? Sejam para ti só e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente. E por que, filho meu, andarias atraído pela estranha e abraçarias o seio da estrangeira? Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele aplana todas as suas carreiras. Quanto ao ímpio, as suas iniquidades o prenderão, e, com as cordas do seu pecado, será detido. Ele morrerá, porque sem correção andou, e, pelo excesso da sua loucura, andará errado.”
A tentação sexual é uma das maiores ameaças à juventude. Há duas razões para este perigo – a luxúria física e social é poderosa, e as conseqüências são terríveis. Se um pai ama os seus filhos, ele fará tudo para protegê-los desta tentação e os seus resultados destruidores de vidas. Por conta da tolice nata nos jovens, ele precisa admoestar veementemente. 

As tentações para o pecado sexual são muito poderosas, especialmente para a juventude. São corpos jovens com os mais altos níveis de hormônios sexuais. Eles são tolos e não conseguem enxergar a dor que os espera mais adiante por causa desta fraude. Ele são pressionados pelos seus pares no sentido de ganhar amigos do sexo oposto, o que freqüentemente leva a um comprometimento sexual. Geralmente eles têm excesso de liberdade e numerosas atividades carnais que conduz à futilidade e às oportunidades para pecar.

As conseqüências são terríveis. É claro, um jovem tolo, sem o preparo e as advertências apropriadas, jamais terão noção do perigo. Eles não têm como temer corretamente a vergonha, a culpa, e perda da virgindade, a gravidez indesejada, as cicatrizes emocionais, a memórias dolorosas, a perda da comunhão com Deus, o relacionamento tenso, a escravidão sexual, a consciência profanada, as doenças sexuais, a dificuldade de progredir, a confiança quebrada, o sentimento de ausência de valor, a habilidade íntima prejudicada, e assim por diante.

A geração profana de hoje faz com que isto se agrave! Fornicação, ou sexo casual, como é chamado, é normal, maravilhoso e sem dor. Eles a promovem por músicas lascívias, filmes, novelas e revistas. Eles a promovem pelas vestimentas indecentes e atividades imorais. Eles ridicularizam a pureza e a virgindade. Eles desprezam a autoridade paternal que limita as atividades com o sexo oposto. Eles denigrem o casamento. Eles oferecem o controle de natalidade. Eles golpeiam os sentidos com uma barragem constante de áudios com imagens visuais para destruírem as inibições.

Crianças! Vocês devem lembrar e considerar seriamente os avisos de seus pais. Obedeça-os. Não pense que você sabe mais do que eles! Não pense que os seus pais estão privando você de prazeres! Não se iluda! Você não tem a mínima ideia das dolorosas conseqüências relacionadas acima. O prazer do pecado sexual é de curto prazo e não chega perto da dor e dos problemas que traz a longo prazo, e que certamente virão. Seus pais e o seu pastor são os únicos que podem, verdadeiramente, se preocupar com o seu sucesso futuro. Se você tem sabedoria, ouça-os e os obedeça!

Pais! Você está alertando claramente os seus filhos a respeito do perigo? Você está estabelecendo regras desde a tenra idade contra os encontros com pessoas do sexo oposto sem o devido acompanhamento? Você tem regras invioláveis a respeito de músicas, filmes, leituras, amigos e atividades? Você claramente indica as atrações e o poder dos desejos sexuais? Você identifica de maneira clara as dolorosas conseqüências? Se você não estiver fazendo isso aberta e consistentemente, você é um cúmplice da ruína futura de seus filhos. Não importa que você tenha feito outras coisas, pois esta é a maior batalha deles.

Leitor! Você já passou desta fase dos desejos da juventude? Ótimo! Mas o seu Pai odeia a fornicação espiritual – o comprometimento religioso!
Tiago 4:4:- “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?” 
II Coríntios 6:14-18:- “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.”
Você procura e ouve pregações da sã doutrina?
Lucas 8:18:- “Vede, pois, como ouvis, porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado.” 
II Timóteo 4:3-4:- “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.”
Você está comprometido com os antigos caminhos do cristianismo apostólico?
Jeremias 6:16:- “Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos.” 
Judas 1:3:- “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.”
O perigo de brincar de prostituta é grande, especialmente com a sedução do cristianismo carnal.
II Timóteo 3:1-7:- “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências, que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.”
O Senhor Jesus Cristo não tolerará a sua infidelidade.
Apocalipse 2:20-23:- “Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Arrependei-vos! Mantenha a si mesmo como uma virgem pura!
II Coríntios 11:1-2:- “Tomara que me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.” 
Por Jonathan Crosby 
Fonte Monergismo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...