segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Confissão De Fé Batista De Londres De 1689 - Capítulo 8

CAPÍTULO 8

CRISTO, O MEDIADOR

1. Em seu propósito eterno, e de acordo com o pacto estabelecido entre ambos, aprouve a Deus escolher e destinar o Senhor Jesus Cristo, seu Filho unigênito, para ser o mediador entre Deus e os homens; 1 para ser o profeta, 2 sacerdote 3 e rei; 4 o cabeça e Salvador de sua Igreja; 5 o herdeiro de todas as coisas 6 e juiz do mundo. 7 Desde toda a eternidade, Deus deu-Lhe um povo para ser sua descendência, e para que, em tempo, esse povo seja por Ele redimido, chamado, justificado, santificado e glorificado. 8
[1]
Is.42.1: Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios.
1Pe.1.19,20: ... mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós ...
[2]
At.3.22: Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
[3]
Hb.5.5,6: Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei; como em outro lugar também diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
[4]
Sl.2.6: Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião.
Lc.1.33: ... ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.
[5]
Ef.1.22,23: E pôs todas as coisas debaixo de seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as cousas.
[6]
Hb.1.2: ... nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as cousas, pelo qual também fez o universo.
[7]
At.17.31: ... porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
[8]
Is.53.10: Todavia, o Senhor agradou moe-lo, fazendo-o enfermar, quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
Jo.17.6: Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.
Rm.8.30: E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
2. O Filho de Deus, Segunda pessoa da Trindade Santa – sendo o próprio Deus eterno, o resplendor da glória do Pai, da mesma essência e igual ao Pai - ,Ele fez o mundo, sustém e governa todas as coisas que criou. Quando veio a plenitude do tempo, Ele tomou sobre si a natureza humana, com todas as suas propriedades essenciais e fraquezas comuns 9 – porém, sem pecado. 10
E foi concebido pelo Espírito Santo, no ventre da Virgem Maria (pois o Espírito Santo desceu sobre ela, e o poder do Altíssimo a envolveu). Foi nascido de mulher, da tribo de Judá, da descendência de Abraão e de Davi, segundo previam as Escrituras. 11
Desse modo, duas naturezas completas, perfeitas e distintas foram inseparavelmente unidas, em uma única pessoa, sem conversão, composição ou confusão. E essa pessoa é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem; no entanto, um só Cristo, o único mediador entre Deus e os homens. 12
[9]
Jo.1.14: E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória como do unigênito do Pai.
Gl.4.4: ... vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, ...
[10]
Rm.8.3: Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado.
Hb.2.14,16,17: Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, ... Pois ele, evidentemente, não socorre a anjos, mas socorre a descendência de Abraão. Por isso mesmo convinha que, em todas as cousas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas cousas referentes a Deus, e para fazer propiciação pelos pecados do povo.
Hb.4.15: Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi Ele tentado em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado.
[11]
Mt.1.22,23: Ora, tudo isso aconteceu, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)
Lc.1.27,31,35: ... a uma virgem desposada por um certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. Eis que conceberás e darás à luz um filho a quem chamarás pelo nome de Jesus. Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o Poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.
[12]
Rm.9.5: ... deles são os patriarcas e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre, Amém.
1Tm.2.5: Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,...
3. Em sua natureza humana assim unida à divina, na pessoa do Filho, o Senhor Jesus foi santificado e ungido com o Espírito Santo, sobremaneira. 13 Nele se encontram todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento, 14 porque aprouve ao Pai que nEle habitasse toda plenitude, 15 a fim de que, sendo santo, inculpável e sem mácula, 16 cheio de graça e de verdade, 17 Ele fosse plenamente qualificado para exercer o oficio de mediador e fiador, 18ofício que Ele mesmo não tomou para si, mas para o qual foi chamado por seu Pai. 19 E o Pai lhe conferiu às mãos toda autoridade e julgamento, e ordenou que executasse essa autoridade. 20
[13]
Sl.45.7: Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.
At.10.38: ... como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; ...
Jo.3.34: Pois o enviado de Deus fala as palavras dele, porque Deus não dá o Espírito por medida.
[14]
Cl.2.3: ... em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.
[15]
Cl.1.19: ... porque aprouve a Deus que nele residisse toda a plenitude, ...
[16]
Hb.7.26: Com efeito nos convinha um sumo sacerdote, assim como este, santo, inculpável, sem mácula , separado dos pecadores, e feito mais alto do que os céus, ...
[17]
Jo.1.14: E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória como do unigênito do Pai.
[18]
Hb.7.22: ... por isso mesmo Jesus se tem tornado fiador de superior aliança.
[19]
Hb.5.5: Assim também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei;
[20]
Jo.5.22,27: E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento, ... E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do homem
Mt.28.18: Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
At.2.36: Esteja absolutamente certa, pois, toda casa de Israel de que a este Jesus que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
4. Esse ofício o Senhor Jesus assumiu de muitíssima boa vontade 21 e cumpriu perfeitamente; foi para isso que nasceu sob a lei. 22 Ele suportou o castigo que a nós era devido, que nós deveríamos ter recebido e sofrido. 23 E foi feito pecado e maldição, por nossa causa, 24suportando as tristezas mais aflitivas em sua alma, e os sofrimentos mais dolorosos em seu corpo. 25 Foi crucificado e morreu; e, embora tenha estado sob o poder da morte, seu corpo não viu corrupção. 26 Ao terceiro dia Ele se levantou dentre os mortos, 27 com o mesmo corpo em que havia sofrido, 28 e com o qual ascendeu ao céu. 29 Ele está assentado à direita de seu Pai, como intercessor, 30 e voltará para julgar homens e anjos, no fim do mundo. 31
[21]
Sl.40.7,8: Então eu disse: Eis aqui estou, no rolo do livro está escrito a meu respeito; agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro em meu coração está a tua lei.
Hb.10.5-10: Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, antes corpo me formaste; não te deleitaste com holocaustos e ofertas pelo pecado. Então eu disse: Eis aqui estou (no rolo do livro está escrito a meu respeito), para fazer, ó Deus, a tua vontade. Depois de dizer, como acima: Sacrifícios e ofertas não quiseste, nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste (cousas que se oferecem segundo a lei), então acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo. Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.
Jo.10.18: Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi do meu Pai.
[22]
Gl.4.4: ...vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, ...
Mt.3.15: Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda justiça. Então ele o admitiu.
[23]
Gl.3.13: Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro; ...
Is.53.6: Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
1Pe.3.18: Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, ...
[24]
2Co.5.21: Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
[25]
Mt.26.37,38: ... e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e angustiar-se. Então lhes disse: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo.
Lc.22.44: E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.
Mt.27.46: Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, que quer dizer: Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?
[26]
At.13.37: Porém, aquele a quem Deus ressuscitou não viu corrupção.
[27]
1Co.15.3,4: Antes de tudo vos entreguei o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
[28]
Jo.20.25,27: Disseram-lhe então os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o meu dedo, e não puser a minha mão no seu lado, de modo algum acreditarei. E logo disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega também a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.
[29]
Mc.16.19: De fato o Senhor Jesus, depois de lhes Ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se a destra de Deus.
At.1.9-11: Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles, e lhes perguntaram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus, que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir.
[30]
Rm.8.34: Quem os condenará? É Cristo Jesus que morreu, ou antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Hb.9.24: Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus;
[31]
At.10.42: ... e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus juiz de vivos e de mortos.
Rm.14.9,10: Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos.
At.1.11: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus, que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir.
2 Pe.2.4: Ora, se Deus não poupou a anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo; ...
5. Por sua obediência perfeita, e pelo sacrifício que fez de si mesmo (que Ele, pelo Espírito Santo, ofereceu a Deus uma única vez), o Senhor Jesus satisfez plenamente a justiça de Deus,32 obteve a reconciliação e adquiriu uma herança eterna no reino dos céus, para todos quantos foram dados a Ele pelo Pai. 33
[32]
Hb.9.14: ... muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espirito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo.
Hb.10.14: Porque com uma única oferta aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.
Rm.3.25,26: ... a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
[33]
Jo.17.2: ... assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.
Hb.9.15: Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.
6. O preço da redenção não foi pago por Cristo senão após a sua encarnação. No entanto, a virtude, a eficácia e os benefícios da redenção foram sucessivamente comunicados aos eleitos, em todas as eras, desde o começo do mundo, nas – e através das – promessas, tipos e sacrifícios em que Cristo foi revelado, e que o apontavam como o descendente da mulher, aquele que iria esmagar a cabeça da serpente; 34 e como o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo, 35 o mesmo ontem, hoje e para sempre. 36
[34]
1Co.10.4: ... e beberam da mesma fonte espiritual, porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.
Hb.4.2: Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé, naqueles que a ouviram.
1Pe.1.10,11: Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, investigando atentamente qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espirito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam.
[35]
Ap.13.8: ... e adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
[36]
Hb.13.8: Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre.
7. Cristo, na obra de mediação, age de acordo com suas duas naturezas, cada uma delas atuando como lhe é próprio. Mesmo assim, em razão da unidade de pessoa, aquilo que é próprio de uma natureza às vezes é atribuído à pessoa de Cristo pelo nome de sua outra natureza. 37
[37]
Jo.3.13: Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do homem [que está no céu].
At.20.28: Atendei por vós e por todo rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.
8. Cristo certamente aplica e comunica eficazmente a redenção eterna, para todos quantos Ele a obteve: fazendo intercessão por eles; 38 unindo-os a si mesmo por seu Espírito; revelando-lhes o mistério da salvação, na Palavra e pela Palavra; persuadindo-os a crer e obedecer; 39governando os corações deles por seu Espírito e sua Palavra; 40 e vencendo todos os inimigos deles, por seu poder e sabedoria infindos, 41 de modo tal e por caminhos que são os mais harmoniosos com a sua maravilhosa e insondável providência; e tudo por sua graça livre e soberana, sem a precondição de neles ter sido vista de antemão uma busca pela redenção. 42
[38]
Jo.6.37: Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
Jo.10.15,16: ... assim como o Pai me conhece e a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então haverá um rebanho e um pastor.
Jo.17.9: É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;
Rm.5.10: Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;
[39]
Jo.17.6: Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.
Ef.1.9: ... desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, ...
1Jo.5.20: Também sabemos que o Filho de Deus é vindo, e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
[40]
Rm.8.9,14: Vós, porém, não estais na carne , mas no Espírito, se de fato o Espirito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Pois todos os que são guiados pelo Espirito de Deus são filhos de Deus.
[41]
Sl.110.1: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.
1Co.15.25,26: Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte.
[42]
Jo.3.8: O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Ef.1.8: ... que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, ...
9. Este ofício de mediador entre Deus e os homens cabe exclusivamente a Cristo, que é profeta, sacerdote e rei da Igreja de Deus; e nem em parte nem totalmente pode ser transferido de Cristo para qualquer outrem. 43
[43]
1Tm.2.5: Portanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, ...
10. Este número e ordem de ofícios é necessário. Precisamos de seu ofício profético, por causa de nossa ignorância. 44 Por causa de nossa alienação de Deus, e da imperfeição de nossos melhores serviços, precisamos de seu ofício sacerdotal para nos reconciliar e apresentar aceitáveis a Deus. 45 E, para nosso resgate e segurança, contra nossos adversários espirituais, precisamos de seu ofício real para nos convencer, subjugar, atrair, sustentar, libertar e preservar para o seu reino celestial. 46
[44]
Jo.1.18: Ninguém Jamais viu a Deus: o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.
[45]
Cl.1.21: E a vós outros também, que outrora éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, ...
Gl.5.17: Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que porventura seja do vosso querer.
[46]
Jo.16.8: Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
Sl.110.3: Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo no dia do teu poder: com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens.
Lc.1.74,75: ... de conceder-nos que, livres da mão de inimigos, o adorássemos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias.
__________________
Fonte: Fé Para Hoje - Editora Fiel.
Via: Bom Caminho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...