segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Qualificações dos presbíteros: Modesto

É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto... 1 Tm 3:2 
Introdução

Esta qualificação só aparece na lista de 1 Timóteo. A tradução não ajuda muito. Modesto, honesto, simples, circunspecto são claramente traduções que ficam distantes do sentido para onde apontam os comentaristas. Aparentemente este termo tem algo a ver com civilidade, o caráter de um cidadão respeitável, com a vida bem organizada e equilibrada. Das traduções em português abaixo, a NVI parece ter chegado mais perto do sentido exato. Esta palavra é a mesma de "traje decente" de 1 Tm 2:9. Respeitável, decente, apropriado, parece ser mesmo uma tradução mais adequada.

Grego

• Em 1 Timóteo κοσμιοζ - kosmios

Strongs - bem organizado, conveniente, modesto.

Rienecker e Rogers - ordeiro. Implica em comportamento ordeiro, mas também no cumprimento dos deveres e o ordenamento da vida interior, da qual surge o comportamento exterior.

Outras versões

Outras traduções do mesmo termo em português:
Almeida Revista e Atualizada (ARA) modesto
Nova Versão Internacional(NVI) respeitável
Almeida Revista e Corrigida(ARC) honesto
Nova Tradução na Linguagem de Hoje(NTLH) simples
Tradução Brasileira(TB) circunspecto

Comentários

• Broadman – o oposto de desordenado.

• D. A. Carson (-)

• Jamieson, Fausset e Brown – no grego, é "ordeiro"; sóbrio refere-se à mente interior; "ordeiro", ao comportamento, aspecto, aparência, modo de andar, exterior. O novo homem tem sobre is algo de um personagem de um festa sagrada, incompatível com toda confusão, desordem, excesso, violência, frouxidão, presunção, grosseria e mesquinharia.

• João Calvino – Significa alguém que se porta com decência e civilidade.

• John Gill – de bom comportamento. limpo e decente no seu vestuário; modesto em todo o seu comportamento e conduta e afável e cortês com todos; excelente em sua vida e conversação, sendo adornado com tudo que é gracioso e belo.

• John MacArthur – A palavra grega significa "ordenado". Presbíteros não podem ter vidas caóticas; se eles não conseguem organizar suas próprias vidas, como poderiam trazer ordem à igreja?

• Matthew Henry – Deve ter um bom comportamento, centrado e sólido, e não vazio, fútil, e superficial.

• New American Commentary – Ser "respeitável" demanda dignidade e ordem no comportamento. Não é simplesmente uma demanda por boa educação e boas maneiras, mas descreve uma pessoa cuja vida exterior bem ordenada reflete uma estabilidade interna. Um traço de personalidade relacionado especialmente com as ações exteriores de um bispo.

• William MacDonald – moderado, ou seja, deve ser muito metódico em seus hábitos.
Conclusão

O presbítero deve ser um cidadão decente, respeitável, correto e com a vida bem organizada e ordenada. O termo não era propriamente cristão, mas um requisito desejável em toda a civilização greco-romana.
___________________
Por Juliano Heyse
FonteBom Caminho

Notas
Comentário Bíblico Popular – Novo Testamento – William MacDonald – Ed. Mundo Cristão
The Broadman Bible Commentary – Broadman Press
The MacArthur Bible Commentary – Thomas Nelson Publishers
Bíblia OnLine 3.00 – SBB
Definindo o que são presbíteros – artigo de D.A.Carson - http://www.bomcaminho.com/dac001.htm
The New American Commentary – Broadman Press
Chave Linguística do Novo Testamento Grego – Ed. Vida Nova
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...