sexta-feira, 24 de julho de 2015

Consolo nas aflições [09/17]

CAPÍTULO 9

A HERANÇA DO SENHOR
"Porque a porção do SENHOR é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança" (Deuteronômio 32:9)
Este versículo traz diante de nós uma das mais abençoadas e maravilhosas verdades, tão maravilhosa que nenhuma mente humana poderia ter inventado. Ela fala do poderoso Deus tendo uma "herança", e nos diz que esta herança está em seu próprio povo! Deus se recusou a tomar este mundo para Sua herança – pois ele será queimado. Nem o céu, povoado de anjos, satisfazem Seu coração. Na eternidade passada Jeová disse, a título de antecipação que se encheria "de prazer com os filhos dos homens" (Provérbios 8:31).

Esta não é de nenhuma maneira a única escritura que ensina que a herança de Deus está em Seus santos. No Salmo 135: 4 lemos: "Porque o SENHOR escolheu para si a Jacó, e a Israel para seu próprio tesouro". Em Malaquias 3:17 o Senhor fala de Seu povo como suas jóias – tão "especiais" que as maiores manifestações de Seu amor são feitas para eles, os mais ricos dons de Sua mão são agraciados a eles, as mansões no céu estão preparadas e reservadas para eles! A mesma maravilhosa verdade é ensinada no Novo Testamento. Em Efésios 1 vemos o apóstolo Paulo orando para que Deus desse ao seu povo o espírito de sabedoria e de revelação para o pleno conhecimento dele: os olhos do seu entendimento serem iluminados para que eles pudessem saber "qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos" (v. 18). Esta é uma expressão verdadeiramente surpreendente; não só os santos obtêm uma herança em Deus, mas Ele também assegura uma herança neles! Como irresistível é o pensamento de que o grande Deus deve se considerar rico por causa da nossa fé, nosso amor e adoração! Certamente esta é uma das verdades mais maravilhosas reveladas nas Sagradas Escrituras, que Deus toma os pobres pecadores e os torna sua "herança"! Ainda hoje é assim.

​​Mas que necessidade tem Deus de nós? Como podemos enriquecê-lo? Ele não tem toda a sabedoria, graça, poder e glória? Tudo isso é verdade, mas há algo que Ele precisa, sim, necessita, a saber, vasos. Assim como o sol precisa da terra para brilhar sobre ela, assim Deus precisa de vasos para encher, vasos através do qual a Sua glória pode ser refletida, vasos em que as riquezas da sua graça possam ser generosamente preenchidos. Note que o povo de Deus não é apenas chamado de "porção", Sua "joia", mas também Sua "herança". Isto sugere três coisas. Primeiro, uma "herança é obtida através da morte: assim, a herança de Deus é garantida a Ele pela morte de Seu Filho amado. Em segundo lugar, uma "herança" denota perpetuidade - "para um homem e seus herdeiros para sempre", são os termos frequentemente usados. Terceiro , uma "herança" é para a posse, é algo que é celebrado, vivido, apreciado. Vamos agora considerar cinco coisas sobre a herança de Deus:
1. Deus propôs ter uma herança: "Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança" (Sl 33:12). A "nação" aqui é idêntica à nação santa, a "geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido" de I Pedro 2:9. Este povo favorecido foi escolhido por Deus para ser Sua herança: não foi escolhido por Ele tardiamente, mas decretado por Ele na eternidade passada. Desde a fundação do mundo Deus fixou em seu coração em tê-los para Si mesmo. 
2. Deus comprou o Seu povo para uma herança. Em Efésios 1:14 nos é dito que o Espírito Santo é o "penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória". Então, novamente em Atos 20:28 lemos que "a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue". Deus não só resgatou o seu povo da escravidão e da morte, mas para Si mesmo. 
3. Deus vem e habita no meio da sua herança: "Pois o SENHOR não rejeitará o seu povo, nem desamparará a sua herança" (Sl 94:14), uma prova clara de que essa escritura não está se referindo a nação de Israel segundo a carne. Assim como o Senhor habitou no meio dos hebreus resgatados, Ele agora habita em Sua igreja, tanto coletivamente quanto individualmente. "Não sabeis vós (plural) que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (I Coríntios 3:16). "Ou não sabeis que o vosso corpo (singular) é o templo do Espírito Santo" (I Coríntios. 6:19). 
4. Deus embeleza a sua herança: Assim como um homem que herdou uma casa ou uma propriedade e ao tomar posse dela faz melhorias, assim Deus está agora aperfeiçoando o Seu povo para Si mesmo. Ele que começou a obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo (Fp 1:6). Ele está agora nos conformando à imagem de Seu Filho: cada cristão pode dizer com o salmista: "O SENHOR aperfeiçoará o que me toca" (Salmos 138:8). A vontade de Deus não estará satisfeita até que tenhamos sido glorificados. O Senhor Jesus Cristo "transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas" (Fp 3:21). 
"... quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele" (I João 3:2). 
5. E o que dizer do futuro? Deus ainda vai ter, viver, desfrutar de sua herança. Nas intermináveis eras ​​ainda a virem, Deus vai dar a conhecer as "riquezas da sua glória" nos vasos de misericórdia (Romanos 9:23). A glória que Deus viverá - como uma herança, surgirá de Seu povo. Que declaração maravilhosa é a que se encontra no final de Efésios 2, onde os santos são comparados a um edifício "bem ajustado, (que) cresce para templo santo no Senhor", de quem se disse, "No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito". Maravilhoso e glorioso é o quadro apresentado diante de nós em Apocalipse 21: "E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus" (vv. 1-3).
Que declaração maravilhosa é essa, em Sofonias 3:17: "O SENHOR teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo". O grande Deus ainda vai dizer: "Estou satisfeito: aqui vou descansar. Esta é minha herança que terei para sempre, sim, a glória que tenho agraciado aos pecadores redimidos". Certamente temos que dizer com o salmista: "Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir" (139:6). Que a graça divina nos capacite a sermos dignos da vocação a que somos chamados.
____________________
Traduzido por Edimilson de Deus Teixeira
Fonte: Comfort for Christians de A.W. Pink
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...