segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A Fé Cristã


...O que é fé e em que sentido ela é necessária.

Somos daí tão inimigos de nossa própria salvação, por causa da nossa corrupção natural (Rm 8:7; 1 Co 2:14), que se Deus tivesse Se contentado meramente em nos comunicar que acharíamos nossa salvação em Jesus Cristo, somente zombaríamos disto; assim tem o mundo sempre feito e assim fará até o fim (1 Co 1:23-25; Jo 10:20; At 2:13; Lc 23:35).

Mais ainda, se Ele também nada mais acrescentasse além do que nos comunicar que os meios pelos quais experimentamos a eficácia deste remédio contra morte eterna é crer em Jesus Cristo, isto de nada nos aproveitaria (Jo 3:5-6). Pois, nestas coisas, somos mais do que mudos (Sl 51:15; Is 6:5; Jr 1:6), surdos (Sl 40:6; Jo 8:47; Mt 13:13), e cegos pela corrupção de nossa natureza (Jo 1:5; 3:3;9:41). Não seria possível para nós até mesmo desejar acreditar, mais do que seria para um homem morto, voar (Jo 12:38,39; 6:44).

É necessário, portanto, que com tudo isto, o bom Pai, que nos escolheu para Sua glória, viesse multiplicar Sua misericórdia para com Seus inimigos. Declarando para nós que Ele tem dado Seu único Filho de forma que todo aquele que se apossa dEle, pela fé, não pereça (Jo 3:16), Ele também cria em nós este instrumento de fé que Ele requer de nós. Assim sendo, a fé de que falamos não consiste somente em crer que Deus é Deus e que o conteúdo de Sua Palavra é verdadeiro - de fato, os demônios têm esta fé, e ela somente os faz tremer (Tg 2:19). Mas, chamamos de fé um certo conhecimento que, somente por Sua graça e bondade, o Espírito Santo grava, mais e mais, no coração dos eleitos de Deus (1 Co 2:6-8).

(...) Fé, eu digo, não somente crê que Jesus Cristo morreu e ressuscitou pelos pecadores, mas também recebe Jesus Cristo (Rm 8:16,39; Hb 10:22,23; 1 Jo 4:13; 5:19, etc). Todo aquele que verdadeiramente crê, confia somente nEle e está certo de sua salvação, ao ponto de não mais duvidar dela (Ef 3:12). Daí porque St. Bernardo disse, em conformidade com toda a Escritura, que:
"Se você crê que seus pecados não podem ser encobertos, exceto por Aquele contra quem você tem pecado, você faz bem. Mas acrescente ainda um ponto: creia que seus pecados tem sido perdoados por Ele. Este é o testemunho que o Espírito Santo concede aos nossos corações, dizendo: ‘Seus pecados estão perdoados’."...
__________________ 
Por Theodore Beza - The Christian Faith ( capítulo 4, seções 1-13)
Tradução - Rev. Paulo Anglada
Revisão - Rev. Ewerton B. Tokashiki
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...