quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Sobre conhecer Jesus

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim" (João 14:6).
Por essas palavras Jesus não nos conduz simplesmente a alguma filosofia ou sabedoria humana, mas para a Sua própria pessoa. Ele nos ensina aqui que é o Salvador, o único Salvador, o único caminho pelo qual o homem pode chegar a Deus. Essa confissão reside no coração da fé cristã. A fé cristã descansa numa crença salvadora na pessoa de Jesus Cristo como Salvador e Senhor. A fé cristã descansa nEle somente e nada mais. Não existem muitas formas para ser salvo, mas um caminho e apenas uma forma. Ele é exclusivo. Em harmonia com essa verdade o apóstolo Pedro testificou: "Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12).

Jesus disse, "… se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados" (João 8:24). A questão é de vida ou morte eterna. Morrer em seus pecados é perecer eternamente debaixo da ira justa de Deus pelo pecado. O homem está perante Deus como um pecador, com uma dívida do pecado e da culpa que precisa ser quitada. A justiça de Deus requer que o culpado seja punido.

Jesus veio exatamente com esse propósito, "… porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" (Mateus 1:21). Ele faz isso assumindo a dívida do pecado e da culpa do Seu povo, fazendo-se punição pelos seus pecados, sacrificando a Sua vida no lugar do seu povo. Ele anunciou isso na Última Ceia, quando tomou o último cálice como uma representação do Seu sacrifício e do Seu sangue e disse, "Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados" (Mateus 26:28). Como o bom pastor do Seu povo, Ele diz, "… dou a minha vida pelas ovelhas" (João 10:15). Somente pela fé nele é que nós temos probidade perante Deus e a vida eterna. Essa é a bênção encontrada nele: "… para que todo o que nele crer tenha a vida eterna" (João 3:15). Tal é o caso que o conhecimento de Deus em Cristo, e a comunhão espiritual que flui dele, é a vida eterna. "Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17:3).

Esse conhecimento pessoal de Jesus Cristo é também o fundamento de todo conhecimento da verdade. Jesus não disse apenas "Eu sou o caminho," mas também Eu sou "… a verdade e a vida" (João 14:6). Sem esse conhecimento o homem está nas trevas do pecado e da morte. Sem ele, nós não temos vida autêntica, pois de acordo com as Escrituras, vida é a comunhão com Deus. Jesus diz, "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12).

Jesus disse, "Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida …" (João 5:24). Confiança em Jesus Cristo não é uma decisão emocional ou um encontro místico. Não é uma "experiência com Jesus" sem conteúdo. Antes, é uma confiança pessoal bem fundamentada nEle, que descansa sobre o conhecimento e o entendimento da Sua Palavra. Em Jesus Cristo pode-se encontrar a fonte de toda verdade: a verdade de Deus, da salvação na retidão, da misericórdia e da graça, e da vida eterna. Portanto Jesus disse, "… As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra" (João 14:10). Não era a Sua, mas a Palavra de Deus. Portanto, Jesus testifica acerca da Palavra que pregou que se trata da Palavra de Deus. Ele diz ao Pai, "Dei-lhes a tua palavra" (João 17:14).

Ele fala do mesmo modo a respeito da Bíblia, e diz, "a tua palavra é a verdade" (João 17:17), pois pela Bíblia nós conhecemos Deus em Cristo. A fé cristã tem conteúdo. Você não conhece Jesus sem conhecer a sua Palavra. O real propósito da pregação do evangelho é condicionado por esse fato. Jesus disse, "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações" (Mateus 28:19). A verdade do evangelho deve ser ensinada. Jesus disse também, com respeito ao conteúdo dessa pregação, "… ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei" (Mateus 28:20). Há uma doutrina, um ensino registrado nas Escrituras. É a doutrina de Jesus. É a Palavra de Deus. Aquele que professa Cristo precisa conhecê-la! Jesus disse, "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda" (Mateus 7:24-28). Sobre o que você está construindo? Você sabe o que a Palavra de Deus realmente ensina? Podemos colocar isso de modo mais simples: Você sabe o que Jesus disse e ensinou, e assim, O conhece?
__________________
Por Thomas Miersma
Tradução: Marcelo Herberts
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...