quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Teologia é igual a kriptonita?

No círculo evangélico (não me refiro aqui às sérias Igrejas que vivem centradas na doutrina de Deus) algumas coisas são impensáveis. Se você não determina que algo aconteça, significa que não acredita no poder de Deus. Se não dá o dízimo crendo que Deus vai te dar mais do que você ofertou, significa que você não tem fé na providência e cuidado de Deus. Mas o que quero destacar nesse artigo é o seguinte ponto, se você é um estudante da teologia isso lhe faz um crente fraco se comparado àqueles que realizam tudo em nome da fé, sem base doutrinária é claro. Isso, de acordo com o consenso de muitos evangélicos, te mantém longe de Deus. Parece que a teologia é para o crente o que a kriptonita é para o super-homem.

Nos quadrinhos vemos que o homem de aço tem seus poderes devido a sua contínua exposição ao Sol e estada aqui na terra. Mas todas as vezes em que um fragmento de kriptonita é colocado ao seu lado, o grande e inabalável homem de aço é enfraquecido. De músculos duros e impenetráveis, ele se torna um homem comum, que pode sangrar e até mesmo morrer em combate. 

Esses grupos de evangélicos estão firmados naquilo que para eles é a verdadeira condição de poder, vitória e mover sobrenatural, uma visão deturpada em relação a centralidade das Escrituras na vida do povo de Deus. Estão alicerçados em interpretações falaciosas; em uma doutrina que tem tudo, menos a verdadeira e santa Palavra de Deus. Para eles o que os mantém firmes é a fé. Fé essa que está dissociada da Bíblia. Afinal, dizem eles, Deus fala comigo de outras formas, formas essas que vão contra o ensino sagrado. Assim, quando alguém lhes propõem um estudo da Bíblia em seu contexto, e com as regras de uma hermenêutica saudável eles logo se revoltam, pois, são fortes sem isso, e como diz a Bíblia “ a letra mata, mas o Espírito vivifica”. Assim, eles infelizmente se apoiam em algo contrário à própria Palavra. Querem seguir a Deus de acordo com a vontade deles e não da maneira que Deus lhes ordenou. Querem acima de tudo viverem livres dessa kriptonita chamado “letra”. 

Oro para que ao contrário desses grupos, possamos olhar cada dia mais e mais para as Escrituras como sendo ela, e somente ela, a fonte de nossa fé. Que a Palavra revelada de Deus possa ser o nosso Sol. Aquilo que nos dá força e nos mantém firmes nesse mundo. 

A Bíblia é e sempre será a fonte de nossa vida espiritual, e um estudo diário e apaixonado nos levará a conhecer a Deus e sua vontade se revelará a nós. Nela poderemos ver o amor do Senhor e as verdadeiras bençãos que decorrem da obra salvadora.

Então, para você á Bíblia é uma kriptonita que enfraquece sua vida com Deus, ou o Sol que lhe fortalece e permite caminhar?

Autor: Wellington Leite
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...