quarta-feira, 12 de abril de 2017

EMAIL A UM JOVEM CRENTE QUE ESTUDA EM SEMINÁRIO LIBERAL

(O emai é fictício. O nome Daniel é para lembrar que ainda hoje crentes são jogados entre leões)

————————————————————————
DE: Augustus Nicodemus Lopes
REF: Ajuda para seminarista 
PARA: Daniel 
DATA: 07/04/2017
————————————————————————

Mau caro Daniel,

Soube por sua irmã Júnia que você está estudando em um seminário onde há muitos professores liberais, que defendem o método histórico-crítico e que costumam zombar dos alunos que dizem acreditar que a Bíblia é a inerrante Palavra de Deus.

Júnia me disse que você está bem aflito e por vezes com a cabeça cheia de dúvidas. Ela me pediu para escrever para você e encorajá-lo. Então, pensei em lhe passar as seguintes sugestões.

1 - Não se impressione com o ar de superioridade que professores críticos ostentam em sala de aula, como se o método crítico e as idéias liberais fossem coisa de gente intelectual, esclarecida e iluminada - na verdade, estas coisas podem ser indício de incredulidade. E se de fato a incredulidade estiver por trás do vanguardismo, o comportamento deles será menos do que cristão e então desdenharão dos que crêem. Na falta de fé, eles tentam mascarar a incredulidade deles se apresentando como pessoas de mente aberta e esclarecida, que sentem pena dos pobres mortais obtusos e atrasados que teimam em acreditar nos milagres da Bíblia, na ressurreição literal de Jesus e no relato da criação. Não se impressione com este tipo de perspectiva, se ela surgir. Se o que os move for dificuldade em crer no relato simples das Escrituras, procure vê-los como são, pessoas sem fé que estão procurando racionalizar o fato de que ainda se consideram religiosos e cristãos mas sem crer em nada do que a Bíblia diz.

2- Uma boa estratégia para que você perca o temor de professores liberais e vê-los como realmente são é perguntar qual igreja freqüentam - você irá descobrir que vários deles não freqüentam igreja nenhuma e que não contribuem em nada para as igrejas locais, a não ser fazer sermões aqui e acolá quando convidados. Uns poucos que pastoreiam geralmente têm igrejas minúsculas e que não crescem.

3 - Você vai ter que ler as obras de autores liberais que eles vão passar. Leia criticamente, sondando os argumentos. Não aceite nada como sendo fato, mas vá na Bíblia e confira. Você vai descobrir, como eu descobri durante meus estudos com professores liberais, que eles têm muitas hipóteses e teorias, mas quase nenhum fato ou evidência. E lembre que para cada argumento que eles usam, existem contra-argumentos de professores conservadores tão competentes quanto eles.

4 - Mesmo em escolas dominadas por liberais sempre tem um ou outro professor que ainda acredita na Bíblia. Procure se aproximar dele e tentar conseguir que ele os oriente e ajude nos trabalhos e monografias.

Bom, não há realmente muito mais a ser dito a não ser isto, que você permaneça firme na fé, lendo a Bíblia e orando diariamente para que Deus lhe livre do mal e não lhe deixe cair em tentação. Pois afinal, o erro doutrinário também é obra da carne, como Paulo ensina em Gálatas 5:19-21.

Um abraço,
Augustus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...