segunda-feira, 24 de abril de 2017

Qualidades Cristã

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;”

A caminhada cristã é um relacionamento com o Deus Trino e com nosso próximo. Ter a capacidade de compreender os sentimentos e emoções daqueles que nos cercam é mostrar interesse e amor pelas pessoas. Se identificar com a dificuldade do outro é exteriorizar apreço e demonstrar cuidado agradando o nosso Deus. As circunstâncias da vida não batem à porta pedindo autorização para entrar, elas simplesmente invadem nossas vidas. Ninguém pede para sofrer!

Dessa forma apoiar nossos irmãos em momentos difíceis é mostrar ternura e empatia pelo necessitado. Por isso Paulo nesse texto de Colossenses, oferece qualidades a ser vivida na caminhada de todo cristão. Além disso, o exemplo do nosso Senhor Jesus nos mostra o quanto ele foi amoroso e gentil.

Somando a isso, o texto de colossenses ensina que o cristão deve ser misericordioso, tendo o coração sensível e uma preocupação genuína, porém, na realidade muitos irmãos não possuem essa qualidade de misericórdia (Mt 18: 21-35). Creem esses que ter misericórdia é aceitar de cabeça baixa o sofrimento do amigo. No entanto, são as Sagradas Escrituras que consolam o sofrimento (Jo 21: 15-23).

Em outras palavras ser preocupado e ter ação compassiva por aqueles que tem algum problema, seja físico, mental, emocional faz parte do pensamento cristão, visto que a misericórdia é uma dádiva do cristianismo. Não podemos ter um espírito de indiferença frente aos sofrimentos que afligem a humanidade. 

Assim o povo de Deus deve ser misericordioso, exercer a paciência ao máximo, suportando sem revidar as ofensas, mas perdoando-as. O perdão recebido de Deus foi muito maior em comparação ao que temos que conceder ao nosso próximo, dessa forma, segundo Hernandes Dias Lopes devemos perdoar porque fomos perdoados, devemos perdoar como fomos perdoados. Hernandes ainda completa afirmando que a Igreja é conhecida como a comunidade dos perdoados. Está comunidade de perdoados sabe o valor do perdão e tem o bom senso para não nutrir desafetos. A liberdade do perdão é a possibilidade de viver uma vida saudável para o perdoado e o perdoador.

Autor: Georgington Ribeiro
Edição e Revisão: Thiago Andrade

Referência 
 Lopes, Hernandes Dias, Colossenses: a Supremacia e  grandeza de Cristo, o cabeça da igreja. São Paulo: Hagnos, 2008
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...