quinta-feira, 12 de outubro de 2017

"Protestantes, voltem para casa"

Diante da campanha católica, "Protestantes, voltem para casa", deixarei aqui alguns pontos (frisando: alguns), do porquê não sermos católicos, e porque "voltar para casa" é ignorar eventos históricos sobre a Igreja de Cristo, reinventando (uma insistência antiga) o conceito do que é uma igreja cristã, baseado em tradições e não no sólido fundamento das Sagradas Escrituras. 
Nossa intenção é dar uma resposta ao pedido católico, o que não é ofensivo, mas justo, já que o convite foi feito. Transcrevo abaixo alguns motivos citados por um cristão...
"Porque deixei de ser católico romano: 
1-Porque Jesus disse "Examinai as Escrituras porque cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam” (João 5:39). Se é pelo intermédio das Escrituras e mediante os ensinos de Jesus que “uma vez aceitando-O alcançamos a salvação” exclui-se, portanto que seja pela igreja católica. 
2-Porque sendo a religião cristã fundada por Cristo, foi durante 200 anos divulgada sem modificações nem acréscimos, mas dali pra cá surgiram novas doutrinas, falsificações, e toda a sorte de cerimônias estranhas ao Novo Testamento, que foram discutidas em concílios e aprovadas por homens, daí nascendo a Igreja Católica Romana. “Mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviam mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente” (Romanos 1:25). 
3-Porque atendendo ao pedido de Jesus no que Ele diz examinai as Escrituras, isso tenho feito e nunca encontrei nos livros sagrados do Novo Testamento o “Ofício da Missa”. A razão porque não encontrei, é que foi composto pelo Papa Gregório I uns 600 anos depois de Cristo. 
4-Porque não encontrei uma passagem no Novo Testamento que mostre algum dos apóstolos diante do altar incensando imagens. A razão porque não encontrei, é que o culto das imagens foi decretado pelo 2º Concilio de Niceia 787 depois de Cristo. 
5-Porque não encontrei no Novo Testamento, um só trecho, que fale de ter havido na Igreja primitiva alguma procissão eucarística. A razão porque não encontrei, é que começou em 1360 anos depois de Cristo. 
6-Porque não encontrei um versículo qualquer na Bíblia que recomende o uso do rosário. A razão porque não encontrei, é que apareceu com o Pedro Eremita em 1090 depois de Cristo. 
7-Porque não encontrei na Bíblia Sagrada um só mandamento que proíba o casamento dos ministros da religião. A razão porque não encontrei, é que foi proibido pelo Papa Gregório VII em 1074 depois de Cristo. 
8-Porque não encontrei nas Escrituras Sagradas a palavra “Purgatório”. A razão porque não encontrei, é que não existe e só foi promulgado pelo concílio de Trento, em 1563 depois de Cristo. Antes desta data "não havia nenhuma alma no purgatório", pois não havia sido criado pelo Papa. 
9-Porque não encontrei uma só passagem no Novo Testamento que mostre algum ministro de Deus aspergindo água benta no caixão de um morto e fazendo-lhe recomendação. A razão porque não encontrei, é que foi criado pela Igreja Católica; a fabricação da água benta apareceu 1000 anos depois de Cristo. 
10-Porque não encontrei na Palavra de Deus que se deve orar e render culto aos Santos e aos Anjos. A razão porque não encontrei, é que foi criado pela Igreja no ano 788 depois de Cristo. E o culto das imagens foi decretado pelo 2º Concilio de Niceia em 787 depois de Cristo. 
11-Porque não encontrei nas Escrituras Sagradas que entre Deus e os homens há outro mediador e intercessor fora de Jesus Cristo (I Tim 2:5). 
12-Porque não encontrei na Bíblia Sagrada a ”confissão auricular”. A razão porque não encontrei, é que foi estabelecida como doutrina pelo 4º Concílio de Latrão/Roma, em 1215 depois de Cristo. 
13-Não sou Católico Romano porque não encontrei na Escrituras Sagradas a “Transubstanciação”, doutrina da hóstia transformada no corpo de Cristo (osso, carne, nervos, unhas, cabelos, sangue, espírito e divindade). A razão porque não encontrei, é que esta inovação foi criada no Concílio de Latrão em 1215 depois de Cristo."
A grande questão da necessidade humana, amados católicos, não é voltar para a Igreja de Roma, mas para a base e fundamento da Fé Cristã: as ESCRITURAS SAGRADAS.
Como diz as ESCRITURAS:
Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar? E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Marcos 7:5-9
Assim, católicos, protestantes, evangélicos, cristãos quais forem... homens e mulheres que não confessaram a CRISTO JESUS, como único e suficiente Salvador, voltem-se para as Escrituras, e assim, para CRISTO, porque "A VIDA ETERNA É ESTA: QUE TE CONHEÇAM A TI SÓ, POR ÚNICO DEUS VERDADEIRO, E A JESUS CRISTO, A QUEM ENVIASTE." (João 17:3)
____
Peregrino Cristão - Revista Monergista
Texto adaptado, completo em: http://solascriptura-tt.org
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...